SEMANA DO ESTUDANTE: Juventude - Participação, Identidade e Sentido da Vida





















A Semana do Estudante do CERMN aconteceu entre os dias 11 e 14 de agosto de 2008.

Essa edição foi marcada pela diversificação das atividades e pelo formato inovador.

Das belas e sábias palavras de Felipe Freitas, inspirado pela pegadogia da Pastoral da Juventude, à emoção e sensibilidade do curta-metragem produzido e dirigido pelos alunos da Oficina de Cinema e Vídeo (Ricardo, em especial) fomos introduzidos numa semana bem diferente; estava começando um momento único e, com certeza, inesquecível.

Impossível esquecer, por exemplo, a peça das meninas do 2º ano C, uma homenagem aos pais e um alerta aos filhos, que de drama virou comédia. Com a linguagem do teatro eles mostraram que podem fazer muito, fazer mais, fazer tudo o que quiserem fazer, com imaginação e disciplina.

A partir da Gincana Cultural, os estudantes puderam experimentar o jogo do conhecimento. Ciência, Literatura, Arte, Lógica, Língua Portuguesa e muita diversão fizeram parte do segundo dia das atividades. Brincar de caça ao tesouro, homenageando Machado de Assis, fazer música em poucos minutos, soletrar sem errar e competir com "espírito olímpico" foi mais que um dia a mais, foi um exercício de convivência e solidariedade.

E o que vem depois? Luz, câmera, ação! A magia do cinema foi a grande vedete dessa noite. "PRO DIA NASCER FELIZ" foi exibido pra uma platéia especial. A história de várias escolas, vários estudantes, com realidades distintas e também bem próximas das nossas inspiraram uma discussão ímpar. Acabou neste dia porque não tinha mais tempo, mas continua nos nossos corredores.

O terceiro dia trouxe a entrevista com candidatos a Vereador, representantes das Coligações das Eleições Municipais de Serra Preta. Com a organização da Associação Santo Antonio do Bravo e do CERMN, e as perguntas elaboradas pelos participantes da Gincana Cultural, a manhã da quarta-feira foi uma aula de cidadania.

Na tarde da quarta, um misto de opiniões, perspectivas e temáticas.
O tema da Educação Profissionalizante foi tratado com propriedade e envolvimento pelo Prof. Francisco, assessor do CETEB - Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia. A formação tecnológica é mais uma possibilidade que se abre aos jovens, e esse momento de informação foi fundamental para esclarecer dúvidas e pensar em projetos futuros.
Elis e Júlio, assessores da Pastoral da Juventude, nos agraciaram com suas presenças nas salas temáticas CULTURA e SEXUALIDADE, temas ainda muito pouco debatidos entre os jovens, mas cheios de elementos decisivos na formação deles.

A noite da quarta foi a celebração da cultura do Bravo, de Serra Preta. Capoeira, Samba de Roda, Forró Pé-de-Serra e o bom e velho rock n' roll. A participação dos estudantes, no palco e na platéia, e a presença maciça da comunidade representou o espírito de toda a semana: a abertura para a participação, para as trocas, e o respeito às diferenças.

A quinta-feira foi o dia do esporte. Em caravana, os estudantes-esportistas e os estudantes-torcedores foram para a Quadra Poliesportiva do Ponto de Serra Preta. Tivemos uma manhã de disputas decisivas: futsal sub 17, futsal sub 20, futsal feminino e baleado feminino; mas contra todos os contratempos, foi um dia de alegria e celebração.

Só falta agora a entrega dos troféus e das medalhas, a consagração dos campeões.

Apesar de, mas, principalmente, por causa de, essa semana foi A semana.
Especial pela participação de todos. Especial pela colaboração de poucos, mas ESPECIAL!

Nenhum comentário: