DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação.
Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO:

Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.


O Dia Internacional da Animação acontecerá em 28 de outubro de 2009. No Brasil, o “Dia Internacional da Animação” é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas.

O "Dia Internacional da Animação" é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação ABCA (www.abca.org.br), filiada à ASIFA, e seus membros espalhados por todo Brasil. Em 2009, na sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial, o Dia Internacional da Animação (www.diadanimacao.com.br) é realizado em mais de 300 cidades brasileiras em todos os estados. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos. Confira programação no site www.diadanimacao.com.br.

A organização nacional do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do Centro de Produção de Legendas e do Beco das Garrafas Estúdio.

Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, no Estado de São Paulo o DIA tem o patrocínio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e com a parceria da ASIFA para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo.

A mostra oficial é exibida simultaneamente em todas as cidades às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro.

Veja a programação em Serra Preta:
http://migre.me/9Ry3

Organização: Ricardo Sena
Apoio: CERMN


PREPARAÇÕES PARA A FEIRA DE CULTURA


Nos dias 19 e 20 de Novembro de 2009, o CERMN estará realizando mais uma edição anual da Feira Cultura. É um momento onde alunos e professores pesquisam e montam 'stands' sobre temas do interesse de toda a comunidade estudantil e bravense.

Este ano, o Tema Geral é BRASIL DE MIL FACES. As equipes farão uma viagem por entre elementos de formação cultural e social de alguns estados e regiões brasileiras, destacando a força da cultura brasileira, suas variadas nuances e sua importância para a definição da identidade nacional e regional.

Os lugares escolhidos foram: Norte do Brasil, Sul do Brasil, Nordeste, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.

Em breve, divulgaremos a programação completa, que incluirá participação de artistas locais e um momento de reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro.

Parabéns a todos os professores e professoras do CERMN



Ana Raimunda
Arisdete
Atanael
Degilson
Dilma
Élvio
Fernanda
Jacialda
João Campos
João Vitor
José Raimundo
Lídice
Liziane
Maria das Graças
Maria de Fátima
Nanci
Nelma
Nívea
Priscila
Raquel
Rogério
Ronivom
Soraya
Sueleide
Tadeu
Virgínia
Welma

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
[Cora Coralina]

Divagações de um ex-aluno

Mafalda, de Quino

"... Caminhando pelas ruas de Viena - já de barbas grisalhas e vergados por todas as preocupações da vida familiar - podíamos encontrar inesperadamente algum cavalheiro idoso e bem conservado, ao qual saudávamos quase humildemente, porque o reconhecemos como um de nossos antigos professores.

Mas depois parávamos e refletíamos: 'Seria realmente ele? Ou apenas alguém muito semelhante?’ Como parece jovem! E como estamos velhos! Que idade poderá ter hoje? Será possível que os homens que costumavam representar para nós protótipos de adultos, sejam realmente tão pouco mais velhos que nós?'

Minha emoção ao encontrar meu velho mestre-escola adverte-me de que, antes de tudo, devo admitir uma coisa: é difícil dizer se o que exerceu mais influência sobre nós e teve importância maior foi a nossa preocupação pelas ciências que nos eram ensinadas, ou pela personalidade de nossos mestres. É verdade, no mínimo, que esta segunda preocupação constituía uma corrente oculta e constante em todos nós e, para muitos, os caminhos das ciências passavam apenas através de nossos professores. Alguns detiveram-se a meio caminho dessa estrada e, para uns poucos - porque não admitir outros tantos? - ela foi por causa disso definitivamente bloqueada.
..........................................................................................................................................................................
Nós os cortejávamos ou lhes virávamos as costas; imaginávamos neles simpatias e antipatias que provavelmente não existiam; estudávamos seus caracteres e sobre estes formávamos ou deformávamos os nossos. Eles provocavam nossa mais enérgica oposição e forçavam-nos a uma submissão completa; bisbilhotávamos suas pequenas fraquezas e orgulhávamo-nos de sua excelência, seu conhecimento e sua justiça. No fundo, sentíamos grande afeição por eles, se nos davam algum fundamento para ela, embora não possa dizer quantos se davam conta disso. Mas, não se pode negar que nossa posição em relação a eles era notável, uma posição que bem pode ter tido suas inconveniências para os interessados. Estávamos, desde o princípio, igualmente inclinados a amá-los e a odiá-los, a criticá-los e a respeitá-los.
.........................................................................................................................................................................
Estes homens, nem todos pais na realidade, tornaram-se nossos pais substitutos. Foi por isso que, embora ainda bastante jovens, impressionaram-nos como tão maduros e tão inatingivelmente adultos. Transferimos para eles o respeito e as expectativas ligadas ao pai onisciente de nossa infância e depois começamos a tratá-los como tratávamos nossos pais em casa. Confrontávamo-los com a ambivalência que tínhamos adquirido em nossas próprias famílias e, ajudados por ela, lutamos, como tínhamos o hábito de lutar com nossos pais de carne e osso.

Viena, 1914 [Sigmund Freud]

Pensamentos para o Dia do Professor [3]

"Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar".

[Thomas Mann]

Pensamentos para o Dia do Professor [2]


"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."

[Carlos Drummond de Andrade]

Pensamentos para o Dia do Professor [1]



"Se escolhermos uma profissão em que possamos trabalhar ao máximo pela humanidade, [...] não fruiremos então, uma alegria pobre, limitada, egoísta, mas a nossa felicidade pertencerá a milhões de pessoas".

[Karl Marx]

FAÇA PARTE!

A equipe do Blog do CERMN está em busca de novos colaboradores - professores, alunos, ex-alunos e funcionários que tenham interesse em sugerir, criar e postar nesse espaço que é de todos nós.

Aguardamos contato no e-mail:
cermn_bravo@yahoo.com.br

Cuidando da nossa casa!



Numa aula mista de química, biologia e cidadania, alunos e professores deram uma grande lição de como cuidar dos nossos espaços: transformar a terra árida em jardim, utilizando de técnicas de cuidado com o solo e muito espírito de cooperação.

Começando com a terra bem revolvida...

... e corretamente adubada.

Escolher as mudas é trabalho bom de fazer.

O resultado é recompensador.


A biblioteca agora não terá somente o aroma dos livros, cheios de caminhos a serem desvendados, mas de flores e plantas, que enfeitam nosso dia-a-dia.

Cuidar do meio ambiente, melhorar os espaços da escola e promover atividades de integração, aliando conhecimento formal a questões da vida prática, é uma das metas do CERMN.


Visite nossa escola!