Pesquisa Dirigida

O uso das mídias digitais no cotidiano escolar se faz cada dia mais necessário. As tecnologias de comunicação e informação já não podem mais ser dissociadas das nossas rotinas: em casa, no mercadinho da esquina, no banco, todos somos "afetados" direta ou indiretamente pelo uso desses recursos.

A questão que se coloca em termos educacionais é: de que maneira o aprendizado do uso das ferramentas de informática e comunicação pode ser direcionado no espaço formal de ensino/aprendizagem? Somente o fato da Unidade Escolar dispor de um laboratório de informática não é condição para o desenvolvimento de habilidades que envolvem tanto questões de ordem técnica, no uso propriamente dito da máquina, quanto de ordem intelectual, na escolha dos caminhos a seguir na grande rede.

Por isso, o trabalho do professor é tão importante, tão central, tão indispensável.
O professor é o mediador, o provocador, o intermediário, o condutor, o facilitador da aprendizagem em todos os ambientes. No ambiente virtual isso se torna ainda mais visível.

No dia 06/11/2009, a Professora Sueleide Alves desenvolveu uma atividade de "Pesquisa orientada na internet" com os alunos do 2º ano, na disciplina de História. Com essa metodologia, os alunos são expostos a uma infinidade de informações, mas são impelidos a escolher, a construir sentido no emaranhado de conexões que a internet permite fazer. Assim, o tão permissivo Ctrl+C e Ctrl+V dá lugar à reflexão, à dedução, à formação do pensamento crítico.


Nenhum comentário: