MAIS UMA ETAPA VENCIDA!!!

Não estamos comemorando o fim da caminhada, mas sorrimos aliviados por estarmos cumprindo essa estapa de nossa vida. Por isso, queremos dividir esse momento de alegria com aqueles que contribuíram para o nosso sucesso!

A Direção do CERMN e os Alunos do 3º ANO e da EJA sentem-se honrados em convidar V.Sª e família para participar da Solenidade de Conclusão do Ensino Médio.


Data: 21 de Dezembro de 2009
Local: Clube de Campo Bravolândia - Bravo
Horário: 20h

Eleições para Dirigentes Escolares - Uma conquista!!!

Chapa 1 - Nívea e Virgínia

Há exato um ano, em 17 de Dezembro de 2008, o CERMN participou junto com as 998 unidades de ensino da rede estadual, das 1.681 escolas da rede, do processo de eleição dos primeiros diretores escolhidos por meio de eleição direta. As eleições reafirmaram as filosofia do Governo do Estado de que uma Escola Viva se constrói com a participação de todos.

Comunidade mobilizada para a eleição

Pais, estudantes, professores e funcionários compareceram em massa à Escola para participar desse momento histórico, marcado pela vitória de uma luta que durava mais de 20 anos. A professora Nívea e a professora Virgínia foram eleitas, num processo democrático, participativo e dinâmico.

A comunidade do Bravo escolheu seus dirigentes e a partir de então, sempre será assim. Não mais indicações de terceiros, mas a legitimidade dos profissionais da Educação ocupando os postos de gestores escolares.

Para a compor a gestão do CERMN, a professora Nanci Mello foi nomeada para o cargo de vice-diretora e completou o tripé de uma equipe cheia de entusiasmo, motivação e força para trabalhar por uma Escola de qualidade.

As mulheres da Gestão do CERMN:
Virgínia, Nanci e Nívea.



Reforma para o CERMN

Comissão de Licitação: Profª Virgínia, Prof. Rogério e Prof. Degilson


O CERMN foi uma das 68 Escolas da DIREC 02 contempladas com o Projeto de Revitalização das Escolas.

Desde reparos no telhado, na rede elétrica e hidráulica, até a construção de um jardim, na parte frontal da escola, estão previstos para essa etapa de reestruturação da nossa escola. A previsão é que quase a totalidade dos serviços estejam concluídos até antes do início do ano letivo, em 22 de fevereiro de 2010.

Conferência Estadual de Educação


Novamente, a Conferência Estadual de Educação da Bahia aconteceu na Escola Parque, na Caixa D'água. Um ambiente realmente propício à reflexão, à discussão, ao embate de idéias.

A Escola Parque foi idealizada por Anísio Teixeira, para que os estudantes pudessem ter acesso à educação em tempo integral. Nas Escolas-Classe os alunos têm aulas do currículo comum e na Escola Parque, no turno oposto, podem desenvolver atividades esportivas e artísticas. Com o Projeto Mais Educação, essa realidade começa a se espalhar por outras cidades do interior da Bahia.

A Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação foi a temática geral abordada pela Conferência. A colaboração entre Muncípios, Estados e União, a formação continuada dos profissionais de educação e a garantia de um piso unificado para a categoria dos profissionais do magistério foram alguns dos assuntos que marcaram esse encontro.

A tônica da COEED é sempre a diversidade. Assim, os segmentos de pais, alunos, profissionais da educação, gestores, representantes de sindicatos, associações e movimentos sociais, tiveram vez, voz e voto para a escolha dos delegados que estarão representando a Bahia na Conferência Nacional.






TAL - TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) busca uma nova configuração da Educação, através de uma proposta de educação pública de qualidade e inclusiva, que valorize os profissionais de ensino, o desenvolvimento da auto-estima e a autonomia dos estudantes, a partir de princípios fundamentais que relacionam a educação e a diversidade social, a educação e a cultura, com vistas a “assegurar o direito à cultura, à arte, ao conhecimento e à aprendizagem que resultam das relações sócio-espaciais e políticas”, ao “considerar a cultura como a grande matriz do conhecimento”.

É nesse contexto que surge o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil.

Acredita-se que o TAL, portanto, além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes e de distintas expressões literárias, contribuirá para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes em um clima de participação e de alegria, no qual as artes literárias serão elos das relações entre os estudantes, os professores, os diretores, os funcionários, os artistas, familiares entre outros, estimulando a criatividade nas escolas da Bahia.

É pensando na formação dos estudantes e professores, assim como na consolidação de um ambiente de festividade, de entretenimento e de prazer, que esse projeto contribuirá para tornar significativo e prazeroso o cotidiano escolar, contribuindo para a manifestação de sentimentos e de valores humanizantes.

Fonte: SEC /BA

O CERMN também tem o objetivo de despertar nos estudantes, jovens e adultos, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.


Esperamos que em 2010, mais estudantes se sintam motivados a mostrar seu talento, sua arte e façam do dia-a-dia escolar algo cada vez mais cheio de vida e de arte.