Um olhar negro: África e Africanidades


Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados, de forma quase imperceptível. Portanto, é na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores. A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem cultura e escravizada.


Esse projeto surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira História da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada, compreendendo o processo histórico e geográfico do continente africano e reconhecendo a sua importância e sua influência na construção da identidade do povo brasileiro.


Depois dos estudos feitos, a hora agora é de mostrar os resultados.


Nos dias 02 e 03 de dezembro de 2010, os alunos do CERMN apresentarão os resultados de suas pesquisas, investigações e inquietações, com muita arte e criatividade:

* Etnias Africanas, formação do povo brasileiro e personalidades negras.
* O negro na mídia
* A mulher negra na História
* Preconceito Racial
* Cultura afro-brasileira: dança, música, religião e misticismo
* Cultura afro-brasileira: literatura

O evento contará com uma vasta programação cultural, incluindo o desfile Beleza Negra e apresentações musicais, stands de comida típica e oficinas.

Em breve, divulgaremos a programação completa.

Organização: Professores da Área de Humanas.

Nenhum comentário: