Culminância do Projeto Juventude Contra as Drogas: Com Liberdade e Sem Dependências

O uso de drogas ou substâncias químicas que alteram o estado de consciência e o sistema nervoso central é antigo, porém, nos últimos anos, o uso indevido ou abusivo de entorpecentes tornou-se mais visível e a preocupação com o tema é maior porque as experimentações acontecem cada vez mais precocemente.

Como a proibição e a negação do assunto já se mostraram ineficazes, é necessário um outro tipo de abordagem, de caráter educacional, com reflexão e discussões mais profundas, a partir da cultura jovem (filmes, músicas, histórias em quadrinhos, etc.), intermediadas por um saber mais amadurecido, sintetizado tanto pela literatura específica (livros, artigos de jornais e revistas), como pela experiência de quem tem uma preocupação especial com o assunto.

Um momento central nessa ação preventiva é o trabalho auto-educativo: se todos estão bem informados sobre a origem, a difusão e a composição das várias substâncias químicas, bem como sobre os possíveis danos que podem causar à saúde e ao convívio social, há a possibilidade de se optar por usá-las ou não.

Neste sentido, o projeto “Juventude contra as drogas: com liberdade, sem dependências” constituiu-se de um conjunto de situações de aprendizagem que abordaram de maneira ampla a temática em questão, contribuindo para a formação física, moral, psicológica e intelectual dos envolvidos, bem como formando multiplicadores, para que dêem continuidade ao processo iniciado.

Como a questão não tem solução a curto prazo, se fazem necessárias políticas mais adequadas, para buscar resultados a médio e a longo prazos. O que propomos de imediato é a informação, para que cada um saiba como agir e busque a redução dos danos causados pelo uso, que muitas vezes passa do recreativo e experimental, ao funcional.

Este momento é o da mostra dos resultados pelos alunos, aliando estudo, pesquisa e muita criatividade nas apresentações.

Veja a programação:

24/11 (QUINTA-FEIRA)
Ciclo de palestras e depoimentos
Centro de Recuperação Nova Vida

29/11 (TERÇA-FEIRA)
Apresentação de paineis temáticos
Apresentações artísticas

30/11 (QUARTA-FEIRA)
Apresentações das equipes nas salas:
Tema 01: Droga é o quê?
Tema 02: Drogas e violências: Falta de perspectiva ou quê?
Tema 03: Drogas: prevenir, reprimir ou legalizar?
Tema 04: Drogas e mídia: Meios de comunicação, propaganda e uso de drogas.
Tema 05: Drogas, esporte, fama e poder.
Tema 06: Drogas e miséria.
Tema 07: Tráfico de drogas.
Tema 08: Drogas e sexualidade.

Nenhum comentário: