TAL - TEMPOS DE ARTE LITERÁRIA


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) busca uma nova configuração da Educação, através de uma proposta de educação pública de qualidade e inclusiva, que valorize os profissionais de ensino, o desenvolvimento da auto-estima e a autonomia dos estudantes, a partir de princípios fundamentais que relacionam a educação e a diversidade social, a educação e a cultura, com vistas a “assegurar o direito à cultura, à arte, ao conhecimento e à aprendizagem que resultam das relações sócio-espaciais e políticas”, ao “considerar a cultura como a grande matriz do conhecimento”.

É nesse contexto que surge o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil.

Acredita-se que o TAL, portanto, além de fomentar a criação e a autonomia da produção de saberes e de distintas expressões literárias, contribuirá para a criação de um ambiente cultural ativo nas escolas e na sociedade, envolvendo os estudantes em um clima de participação e de alegria, no qual as artes literárias serão elos das relações entre os estudantes, os professores, os diretores, os funcionários, os artistas, familiares entre outros, estimulando a criatividade nas escolas da Bahia.

É pensando na formação dos estudantes e professores, assim como na consolidação de um ambiente de festividade, de entretenimento e de prazer, que esse projeto contribuirá para tornar significativo e prazeroso o cotidiano escolar, contribuindo para a manifestação de sentimentos e de valores humanizantes.

Fonte: SEC /BA

O CERMN também tem o objetivo de despertar nos estudantes, jovens e adultos, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.


Esperamos que em 2010, mais estudantes se sintam motivados a mostrar seu talento, sua arte e façam do dia-a-dia escolar algo cada vez mais cheio de vida e de arte.


3 comentários:

comenta aê gente disse...

Eu sou taisa tenho 15 anos , e fiz esse projeto maravilhoso que é o tal(tempos de arte literária)!!!.
PASSEI EM PRIMEIRO LUGAR NO ANO DE 2009!!!Sou etudante do ensino médio da escola filomena pereira rodrigues.Tenho imenso prazer em poder ter a oportunidade de participar todo ano !!!er vou participar no ano de 2010 também!!!
no mais ,sempre esforçando pra vencer!!!
e moro ramalho municipio de feira da mata-ba...

CERMN disse...

Oi, Taísa! É um prazer receber sua visita em nosso blog. E como é bom ver a juventude levantando a bandeira da literatura! Parabéns!!!

Cícero Porto disse...

Oi gente, eu sou finalista do TAL neste ano de 2010 pela Direc 30-Guanambi, conheço a Taísa, moramos em cidades vizinhas, participei do FACE em 2008 e 2009 e este ano resolvi adentrar ao TAL e cheguei a final estadual Graças á Deus..espero conhe-los lá..Boa sorte á todos. um abraço