Semana do Estudante 2010

O tema da Semana do Estudante Nacional é "Cultura: Nossa Terra, Nossa História e Nossos Sonhos" e o lema "Juventude: Muitas Caras, Muitas Cores, em Marcha Contra a Violência!". Maiores informações, no site da Pastoral da Juventude Estudantil do Brasil - PJE.

Nos dias 09 e 10 de Agosto de 2010, acontecerá no CERMN mais uma Semana do Estudante. O evento organizado pelos professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias contemplam uma variedade de atividades, intelectuais, artísticas, esportivas e de entrenimento.

O primeiro dia, além de prestigiarem a apresentação do Grupo de Capoeira do CERMN e as apresentações musicais dos alunos do FACE, os alunos participarão de uma Gincana Cultural, que envolverá as várias do conhecimento. À noite, acontecerá o II Festival de Karaoquê.

O segundo dia será a culminância das atividades esportivas. As finais do Jogos Escolares do CERMN, nas modalidades Futsal Masculino, Futebol de Campo e Baleado. Depois de quase dois meses, participando das seletivas, os times vencedores se enfrentarão em partidas emocionantes, no Estádio do Bravo e na quadra da Escola.

À tarde, várias atividades de informação e entretenimento estão programadas: Stands sobre Profissões e Institutos de Ensino Teconológico e Superior, Teste Vocacional, Oficina de Teatro, Oficina de Cabeleireiro e Mostra de Filmes. Destaque especial para a exibição de vídeo produzido pelos alunos do 3o ano, sob a orientação do Professor Élvio Almeida, na disciplina Filosofia. Abordando a temática da Ética e da Política, a partir desses conceitos filosóficos, os alunos questionam os cidadãos sobre o seu entendimento sobre o assunto.

À noite, o CineCERMN exibirá o filme "Quem quer ser um milionário?". A sessão começa às 19h em ponto, com direito à pipoca e fórum de discussões no final.

Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro,
acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem
na minha vida”.
[Herbert de Souza, o Betinho]

Agricultura familiar fortalece rede estadual de educação



A agricultura familiar como um dos elementos fortalecedores da escola contemporânea. Esta foi a tônica da videoconferência Aquisição de gêneros alimentícios para a alimentação escolar por meio da agricultura familiar, realizada na tarde da última terça-feira (27), no Instituto Anísio Teixeira. O encontro, que contou com a participação do Secretário da Educação Osvaldo Barreto, do superintendente da Supec José Maria Dultra e do superintendente do Sebrae Bahia Edival Passos, reuniu 417 municípios do Estado e serviu como um momento de esclarecimentos e debates para os gestores educacionais.

Na ocasião, o Secretário da Educação reforçou o valor de 22 milhões que será destinado para a agricultura familiar neste ano. “Este é o mínimo que vamos investir, de acordo com a lei federal nº 11.947/2009, mas queremos mais. O foco dessa ação é a escola, a composição de um cardápio que contemple a quantidade de calorias e proteínas necessárias para que as nossas crianças e jovens fiquem bem nutridos e possam se desenvolver no ambiente escolar de forma plena”, afirmou.

O Secretário também comentou sobre a importância da mobilização por parte das Direc's, na busca de produtos adequados, que possam ser disponibilizados de forma satisfatória para os alunos. “Eu acredito que a solução para o sistema educacional está na escola, em seu fortalecimento. Precisamos transformar as nossas escolas em um ambiente em que a criança possa aprender. Historicamente, as elites jogaram as nossas crianças nas periferias, assim como a educação na vala comum. Nós, gestores, temos que romper com isso”, considerou.

Além de oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes, a intenção é a de desenvolver o mercado voltado para a agricultura familiar. “Precisamos capacitar estes agricultores. O alimento precisa ser seguro, saudável. Esta tecnologia já existe. Acredito que no próximo ano teremos um grande avanço neste segmento”, afirmou do superintendente do Sebrae Bahia Edival Passos.

Variedade – O cardápio dos alunos terá alface, batata, beterraba, couve, farinha de milho, leite, mandioca, repolho e frutas, em substituição ao atual, que conta com 30% de alimentos derivado do leite e 70% de carnes, ovos, arroz e feijão. A agricultura familiar é constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. Entre os principais produtos estão milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira e gado de corte.

A iniciativa está em fase de implantação e a previsão é que até o final de 2010 as escolas da rede estadual estejam completamente inseridas no projeto. Valença, Irecê e a região sisaleira são as áreas mais adiantadas no que diz respeito ao desenvolvimento e esclarecimento do projeto para alunos e agricultores de suas regiões.

Mais informações, acesse aqui.
Fonte: Secretaria da Educação da Bahia

3º FACE - Festival Anual da Canção Estudantil

Aconteceu no dia 29 de Julho de 2010, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o 3º Festival Anual da Canção Estudantil - FACE, da Direc 02. Alunos das escolas estaduais das cidades de Riachão do Jacuípe, Pintadas, Serra Preta, Anguera, Santo Estevão, Ipirá, Amélia Rodrigues e Feira de Santana cantaram e encantaram uma plateia animadíssima, formada pelas caravanas de alunos e professores.


O CERMN também participou do Festival, com a apresentação de Geovanne Barreto e Robério Silva, alunos vencedores da etapa realizada na escola, com o rock "Eu Vou". A música traz uma mensagem de otimismo e de entusiasmo, incentivando a quem ouvir a nunca desistir dos seus sonhos.

Posso quebrar a cara pra saber que é errado, então / deixa eu errar e voltar pra aprender a lição / o que não pode é nunca se entregar à oposição / e não / desistir sem tentar.

Quando estiver no meio / pensar em desistir / lembre que esteve no início e quer chegar ao fim / voltar no tempo é complicado, pode acreditar / eu vou seguir em frente, vou te encontrar.

Eu vou / atrás de você, aonde você for / eu vou / atrás de você, aonde você for.
Apesar de não ficar entre os 3 primeiros colocados, Geovanne deu um show de presença de palco e Robério arrasou na guitarra.



O FACE é um projeto lindíssimo, com a perspectiva de mostrar os talentos dos alunos da Escola Pública da Rede Estadual da Educação, buscando uma linha temática que valorize a estética musical, a poesia e o olhar crítico frente à realidade.

Nesse sentido, o CERMN se sente orgulhoso de ter participado da etapa regional e parabeniza todos os nossos alunos que participaram de todo o processo.

Ano que vem tem mais!!!


Eu vou / atrás de você, aonde você for / eu vou / atrás de você, aonde você for.


Atividades pró-Meio Ambiente

O Grupo de Professores da área de Ciências da Natureza e suas Teconologias, formado por Ana Raimunda, Fernanda Almeida, Vanderléa Duarte e Rogério Serafim, promoveu algumas atividades motivadas pela Semana do Meio Ambiente. O Projeto integra as ações da Secretaria da Educação da Bahia, do Programa de Educação Ambiental "Que Ambiente nós temos? Que ambiente nós queremos ter?".

Para responder a este questionamento, os alunos elaboraram painéis com fotos e produziram vídeos, nos quais mostraram como o poder público e as pessoas tratam a questão do Meio Ambiente nas atividades cotidianas: a coleta e o destino do lixo, o tratamento dado ao óleo de cozinha já utilizado, a conservação da vegetação nativa.

Outra atividade foi a Oficina de Papel Reciclado, ministrada por alunos da EEA/UEFS (Equipe de Estudo e Educação Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana). De maneira simples e direta, os estudantes do CERMN puderam compreender como transformar o papel que seria lixo, em papel novo.



Nessa atividade, a Professora Vanderléa Duarte apresentou os resultados da pesquisa feita no CERMN, no ano de 2008, quanto à postura dos alunos, funcionários e docentes no recolhimento do lixo produzido na Unidade Escolar. Uma das estatísticas que mais chamou a atenção de todos, foi o fato da quantidade de lixo encontrado no chão ser maior do que o das lixeiras.


As ações pró-Meio Ambiente foram encerradas com a plantação de várias mudas de plantas nativas, disponibilizadas pelo Horto Florestal da UEFS. A professora Ana Raimunda integrou esse momento às tarefas da Disciplina Agroecologia e Convivência com o Semi-Árido, nas turmas da 2a série do Ensino Médio.




No dia-a-dia, as ações que mobilizam os alunos na defesa do Meio Ambiente e na construção do ambiente que queremos ter são parte da visão estratégica do CERMN, que visa a formação de indivíduos críticos e pró-ativos, que interfiram positivamente na mudança de atitude de outros indivíduos.