Atividades pró-Meio Ambiente

O Grupo de Professores da área de Ciências da Natureza e suas Teconologias, formado por Ana Raimunda, Fernanda Almeida, Vanderléa Duarte e Rogério Serafim, promoveu algumas atividades motivadas pela Semana do Meio Ambiente. O Projeto integra as ações da Secretaria da Educação da Bahia, do Programa de Educação Ambiental "Que Ambiente nós temos? Que ambiente nós queremos ter?".

Para responder a este questionamento, os alunos elaboraram painéis com fotos e produziram vídeos, nos quais mostraram como o poder público e as pessoas tratam a questão do Meio Ambiente nas atividades cotidianas: a coleta e o destino do lixo, o tratamento dado ao óleo de cozinha já utilizado, a conservação da vegetação nativa.

Outra atividade foi a Oficina de Papel Reciclado, ministrada por alunos da EEA/UEFS (Equipe de Estudo e Educação Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana). De maneira simples e direta, os estudantes do CERMN puderam compreender como transformar o papel que seria lixo, em papel novo.



Nessa atividade, a Professora Vanderléa Duarte apresentou os resultados da pesquisa feita no CERMN, no ano de 2008, quanto à postura dos alunos, funcionários e docentes no recolhimento do lixo produzido na Unidade Escolar. Uma das estatísticas que mais chamou a atenção de todos, foi o fato da quantidade de lixo encontrado no chão ser maior do que o das lixeiras.


As ações pró-Meio Ambiente foram encerradas com a plantação de várias mudas de plantas nativas, disponibilizadas pelo Horto Florestal da UEFS. A professora Ana Raimunda integrou esse momento às tarefas da Disciplina Agroecologia e Convivência com o Semi-Árido, nas turmas da 2a série do Ensino Médio.




No dia-a-dia, as ações que mobilizam os alunos na defesa do Meio Ambiente e na construção do ambiente que queremos ter são parte da visão estratégica do CERMN, que visa a formação de indivíduos críticos e pró-ativos, que interfiram positivamente na mudança de atitude de outros indivíduos.

Nenhum comentário: